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IMPLEMENTAÇÕES SUSTENTÁVEIS DE LOJAS

A implementação de um comércio, a forteriori de um hipermercado, tem repercussões sobre o meio ambiente imediato que devem ser levadas em conta: impactos sobre o meio ambiente, sobre a paisagem, as estradas…

Os desafios são vários:
• Uma maior integração estética nas paisagens e na arquitectura regional,
• A acessibilidade aos piões e aos diferentes tipos de transportes verdes,
• A eficiência energética associada à iluminação, ar condicionado, refrigeração das secções frio e congelados, o isolamento, a informática e os terminais de pagamento,
• A valorização energética assim como a recuperação das águas da chuva e a reciclagem do lixo.

Multiplicar as iniciativas

Na rede E. Leclerc, as inovações começam por testes tamanho natural. Em Saint-Armand-les-Eaux, a fachada da loja foi feita em tijolo e painéis coloridos; possui também muros vegetais e colunas de madeira. Esta escolha de um procedimento ambiental está presente até nos abrigos dos carrinhos. Por outro lado, os painéis solares e a recuperação de gases quentes das instalações frigoríficas fornecem a água quente sanitária da loja. Multiplicam-se outras experiências. Em Espanha, o Centro E. Leclerc d’Aranjuez cobriu todo o telhado com 336 painéis fotovoltaicos. Após um verdadeiro percurso de luta, Montpellier pôde instalar uma das maiores centrais fotovoltaicas da Europa com 5 472 painéis solares no seu parque de estacionamento. *

“Do hipermercado ao pequeno supermercado, estes novos formatos adaptam-se às diferentes configurações urbanas e respondem aos novos hábitos de consumo ao mesmo tempo que se integram da melhor forma no ambiente.

Facilitar as compras

A evolução das lojas também tem em conta a simplificação das compras. E. Leclerc desenvolve E. Leclerc Drive: este sistema, largamente publicitado pelos clientes pelo ganho de tempo que representa, permite encomendar por Internet e depois recuperar as compras directamente na loja. ** Com E. Leclerc Express: novos projectos vêm o dia: superfícies mais pequenas (entre 800 e 1500 m2) e mais próximo dos clientes morando no centro das cidades.


*fonte E. Leclerc 2007 (CP Outubro)
** sítio E. Leclerc Drive
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