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e.leclerc.pt
SER LEADER PARA SERVIR MELHOR O CONSUMIDOR: A PROVA PELOS NÚMEROS

Com 18.4% (1) de quota de mercado no conjunto dos produtos, a insígnia é leader na grande distribuição em França.

Verdadeiro plebiscito do consumidor., o volume de vendas dos centros E. Leclerc em 2012 cresceu de +7% (sem combustíveis) para atingir 32,3 milhares de milhão de euros (2) (40,7 milhares de milhão com combustíveis) em França e 34,8 milhares de milhão integrando o internacional (3).

As ofertas especializadas evoluem

As 13 insígnias especializadas lançadas pelo E. Leclerc (Le Manège à Bijoux, os Espaços Cultural…) nos últimos vinte anos são compromissos no sentido de tornar acessível à todos bens ou serviços antes reservados aos consumidores mais abastados tais como a bijutaria, as viagens, os produtos culturais… O sucesso revela hoje a utilidade desta abordagem: estas insígnias contribuem em cerca de 8.4% ao crescimento do volume de vendas global da insígnia em França.

• 101 Centros Auto E. Leclerc
• 59 Brico E. Leclerc
• 33 Jardi E. Leclerc
• 213 Espaços Cultural E. Leclerc
• 182 Agências de Viagem E. Leclerc
• 277 O Manége à Bijoux E. Leclerc
• 63 Óptica E. Leclerc
• 188 Para-farmácias E. Leclerc
• 95 Perfumarias Uma hora para si
• 27 Desporto e Lazer E. Leclerc
• 219 Agências alugadas no E. Leclerc
• 4 Espaços Audição E. Leclerc
• 564 Bombas de combustível E. Leclerc (das quais 10 em auto-estradas)

Lojas com tamanho humano

O E. Leclerc são 96 000 trabalhadores que impulsionam o Movimento em França. Estão distribuídos pelas 562 lojas em França, assim como nos conceitos e centrais de compras nacionais e regionais. 70% dos sítios são hipermercados, com uma superfície entre 2500 e 6000 m2. Mas sem gigantismo louco. O E. Leclerc afirma a sua vontade em privilegiar formatos de lojas de tamanho humano. O Movimento tem hoje 530 aderentes, todos os proprietários independentes da sua loja.

A abertura ao internacional

Aplicando o valor de independência além fronteiras, o E. Leclerc desenvolve-se com sucesso no estrangeiro. Hoje, a insígnia tem 123 lojas na Europa – das quais mais de 40 na Itália e mais de 40 na Polónia – entre as quais muitas propõem conceitos (29 bombas de combustível. 5 L’Auto E. Leclerc, 3 Brico, 40 Para-farmácias, 1 Perfumaria, 2 ópticas E. Leclerc, 2 Manège à Bijoux e 3 Espaços cultural). O modelo exporta-se bem, como testemunha o volume de vendas gerado: 3 milhares de milhões de Euros em 2012 (com combustível) (4).


(1) Fonte: Kantar worldPanel – Univers GMS
(2) VV IVA incluído França sem combustíveis, fonte ACDLec
(3) VV IVA incluído França + internacional sem combustíveis, fonte ACDLec
(4) VV IVA incluído interncional com combustíveis, fonte ACDLec.
editorial
Os combates de acessibilidade
Há 60 anos que o E. Leclerc prossegue um objectivo: democratizar o consumo e permitir que mais pessoas tenham acesso a todos os produtos e serviços. A acessibilidade é principalmente uma questão de preço. Os preços devem permanecer o mais barato possível, independentemente do produto.

Para o E. Leclerc, acessibilidade, é também uma questão de proximidade e de informação. É propôr novos mercados, como cuidados pessoais, jóias ou cultura. A marca teve que combater, lutar contra as leis ultrapassadas, quebrar monopólios e desenvolver novas competencias.
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